Tudo o que você precisa saber sobre carnes embaladas a vácuo
Acessórios, Acompanhamentos, Carnes, Presentes personalizadosSó quem já viveu a experiência gastronômica de saborear um churrasco com carnes embaladas a vácuo sabe o que é degustar a maciez de cada pedaço em um nível jamais imaginado.
A durabilidade e a preservação dos nutrientes são outras características que se devem justamente à retirada total do ar das embalagens, realizada com máquinas específicas.
Esse processo também traz a vantagem de o peso do produto ser exatamente o que vem estampado no pacote.
Quer tirar todas as suas dúvidas sobre as carnes embaladas a vácuo? Acompanhe o artigo que preparamos!
Por que a ausência de oxigênio faz tanta diferença?
Assim como os seres humanos, bactérias e micro-organismos também precisam de oxigênio para sobreviver.
Sem a presença deste elemento, os agentes deteriorantes não conseguem se desenvolver e assim a carne pode durar de 3 a 5 vezes mais.
Já a proliferação dos micro-organismos anaeróbicos (que se desenvolvem na ausência de oxigênio), é controlada nas carnes embaladas a vácuo pelo resfriamento adequado, com a temperatura mantida entre 0 a 4°C.
Por outro lado, as enzimas naturais que atuam no rompimento das fibras, aumentando a maciez dos cortes, encontram no vácuo o ambiente ideal.
Outro processo que acontece é a maturação, onde a carne perde a água. É justamente esse processo que explica a maior concentração do sabor.
Pagar exatamente o preço do quilo é outra vantagem que só as embalagens seladas trazem, pois dessa forma as peças não perdem líquido e nem formam gelo.
Além disso, em que outra compra você terá tantas informações no pacote como data do abate, forma de alimentação, selos, subespécie do animal e data da embalagem do que em um produto a vácuo?
Cheiro forte e coloração alterada
O cheiro forte e a coloração amarronzada são características normais das carnes embaladas a vácuo. Essas particularidades também são explicadas pela ausência total de oxigênio nas embalagens.
O processo que justifica a alteração da cor é reação química em que a oximioglobina é transformada em desoximioglobina.
Para ver o processo inverso acontecer (e a carne voltar a ter a coloração avermelhada), basta abrir a embalagem e deixar o corte descansar por alguns minutos depois da abertura da embalagem.
Da mesma forma acontece com o cheiro forte, resultado da maturação da carne dentro da embalagem: em poucos minutos fora dela, o cheiro também desaparece.
Além de ver a cor vermelha voltar e o odor desaparecer, o cuidado de deixar a carne chegar à temperatura ambiente antes de assar faz toda a diferença no resultado do churrasco.
A carne embalada a vácuo deve ser lavada?
Assim como nenhuma outra carne, a embalada a vácuo também não deve ser lavada.
Conforme já explicamos, a ausência do oxigênio garante também a ausência de micro-organismos. E, mesmo em cortes que não utilizem esse sistema de conservação, a água não tem o poder de retirar possíveis bactérias.
A perda da suculência natural e a alteração da consistência são outros bons motivos para você não lavar os cortes.
Gostou de saber mais sobre o processo de embalagem a vácuo e suas vantagens para as carnes?
Aproveite para visitar nossa loja física para incluir as carnes embaladas a vácuo das melhores marcas e com procedência garantida em seu próximo churrasco.
Deixe uma resposta