Dia do Churrasco (24/04): uma data que celebra a tradição desta arte culinária!
Carneschurrasco, dia do churrasco, origem do dia do churrasco
Amigo churrasqueiro! É um prazer te receber em nosso blog. No dia do churrasco, 24/04, a gente quer celebrar com você esta data tão deliciosamente especial e, para isso, preparamos um conteúdo bem bacana sobre o assunto.
A verdade é que fazer um bom churrasco é para poucos! Quem domina essa arte sabe bem que não é só colocar sal grosso na carne e colocar no fogo. Ah se fosse simples assim, não é mesmo?
Por isso é que te convidamos a conhecer mais sobre essa prática, iniciando pela história e depois sobre dicas para se profissionalizar na prática de assar carnes com excelência!
Então vem com a gente para aprender mais sobre a data ou descobrir como tornar esse momento ainda mais marcante.
Um pouco de história: a origem do dia do churrasco!
Uma das refeições mais antigas da humanidade, o bom e velho churrasco, é uma paixão nacional. Isso você já sabe!
Mas talvez o que você ainda não saiba é sobre o motivo da instituição do dia do churrasco. Bem, vamos por partes.
O dia do churrasco foi uma homenagem ao primeiro Centro de Tradição Gaúcha (CTG) de Porto Alegre, criado em 24 de abril de 1948. A data é oficial no Rio Grande do Sul, já que foi instituída por lei em 2003.
O Projeto de Lei n.70/2003, de autoria de Giovani Cherini, deu início a uma celebração que se tornou oficial no estado e, logo após, ganhou adeptos em outras regiões do país, principalmente entre aqueles de maior emigração gaúcha, como Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
A data, para além da celebração, também teve o objetivo de eleger o churrasco gaúcho como prato típico da região, assim como acontece com a massa/pizza, na Itália ou hambúrguer, nos EUA.
Dessa forma, é possível perceber que o churrasco é mais do que apenas um motivo de reunião entre amigos e familiares. É um hábito cultural enraizado em nossa sociedade e, por esse motivo, merece uma data para maior valorização de quem ama essa prática.
Por isso, comemorar o dia do churrasco é se sentir pertencente a um grupo, a uma história, a uma comunidade.
Mas qual é a origem do churrasco?
Bem, de forma sucinta, a origem do churrasco remonta a uma sucessão de eventos, já que a prática de assar carne é antiga.
Muitos presumem que ela iniciou desde a pré-história, a partir do domínio do fogo. O homem primitivo percebeu que ao assar a carne ela ficava mais macia. Essa seria a primeira explicação para a origem deste prático típico gaúcho.
Já outro evento histórico importante, diz respeito aos índios sul-americanos que costumavam defumar a carne de caça sobre grelhas de madeira. Esse costume é chamado de “moka em”, considerado um antepassado do churrasco moderno.
Já para outros historiadores, o churrasco como tal, surgiu na região dos pampas gaúchos, no século XVII. Nesta época, ocorria no local uma disputa de terra por castelhanos e paulistas e o pasto era ocupado por milhares de cabeças de gado selvagem.
Sendo assim, as vacarias eram comuns, ou seja, matanças de gado para retirada de sebo e de couro. O comércio da carne bovina não era possível na época pela questão da conservação do alimento. Por isso é que o charque surgiu, a posteriori.
Essas matanças, segundo os estudiosos, eram de dois tipos: oficiais (autorizadas pelo governo espanhol) ou clandestinas (realizadas por soldados desertores, que deram origem aos gaúchos). Durante a prática, os vaqueiros (gaúchos) cortavam o pedaço mais fácil de partir e o assavam em um buraco aberto no chão, temperando-o com a própria cinza do braseiro.
A carne assada se tornou a principal refeição dos tropeiros, pois eles passavam dias fora de casa. Assim, tudo que eles precisavam era uma estaca de madeira, uma faca afiada, fogo e sal grosso que era também um complemento alimentar do gado.
Inclusive, outra prática comum era colocar uma manta de carne sobre o arreio do cavalo, com o objetivo de salgar a carne. Isso mesmo! A carne era depositada no lombo do cavalo para que o suor do animal funcionasse como tempero. Essa prática desenvolvida pelos povos indígenas foi apropriada pelos gaúchos, mostrando que, na realidade, o churrasco foi feito a muitas mãos e muitas histórias!
Entendido? Agora só falta você conhecer alguns equipamentos que vão te ajudar a se profissionalizar na prática para encantar os convidados!
Quais são os acessórios que facilitam a rotina do assador?
Confira, a seguir, a lista que a Churrasul, especialista em acessórios para churrasco, indica para você saborear aquele churrasco, com estilo!
OBS: Esses são apenas alguns dos modelos que temos disponíveis em nosso site. Clique em cada uma das fotos para ver mais detalhes e opções.
O Garfo Bad Bull 6 Dentes SG é essencial para agilizar o corte das carnes, poupando tempo na hora de servir o assado aos convidados. Além disso, esse modelo acompanha a bainha. É ou não é um presente ideal para aquele super amigo?
Se é SG, você já sabe! A faca é sinônimo de qualidade, ergonomia e de praticidade. Para arrasar no churrasco, não tem outra escolha a não ser apostar em uma dessas. Modelo: picanheira.
Por fim, um bom churrasco não se faz só com garfo e faca, mas com tábuas de qualidade. Um modelo que queremos te mostrar é esse, feito em madeira teca. Mais uma ótima dica para presente.
—
Para finalizar, sabe o que está faltando? Dar uma olhadinha em como aprimorar ainda mais a preparação do churrasco. Para isso, recomendamos a leitura de um material que a gente já escreveu por aqui, como por exemplo esse texto abaixo:
Pronto para melhorar a sua habilidade e impressionar com um churrasco de dar água na boca? Esperamos que sim!
Até a próxima!
Abraços da Churrasul!
Deixe uma resposta